quarta-feira, agosto 10, 2005

Harry Potter and the Goblet of Fire



Estreia no nosso país a 24 de Novembro “Harry Potter and the Goblet of Fire”, o quarto filme da saga do jovem feiticeiro.

O quarto ano de Harry na escola de feitiçaria de Hogwarts será marcado pelo célebre Torneio dos Três Feiticeiros, no qual representantes de três diferentes escolas de feitiçaria terão de superar uma série de desafios que vão intensificando de dificuldade. Harry recomeça a ter intensas dores na cicatriz, ou seja, Voldemort consolida o seu fortalecimento progressivo e prepara o seu regresso. Será um episódio da saga bem sombrio e sinuoso, adquirindo requintes de pura malvadez.

Confesso: adoro os livros do pequeno feiticeiro Potter, apesar de não ter aderido à febre do lançamento de “Harry Potter And The Half-Blood Prince” em Portugal. Mas que raio (!!), até verifiquei putos de 10 anos, que mal sabem ler português, extasiados com o exemplar inglês! O que é isto??
A Warner Bros já confirmou que “Goblet of Fire” receberá a classificação de PG-13. Adorei a notícia, pois o quarto livro da série é talvez o meu favorito. A direcção tomada pela escritora Rowling adquiriu contornos bem sinistros. Os responsáveis envolvidos perceberam claramente a evolução da audiência infantil, provocada pelos livros e filmes da saga. Outra das minhas alegrias é o novo realizador: Mike Newell foi o responsável por dois filmes que adoro: “Enchanted April” (1992) e “Donnie Brasco” (1997).
Venham de lá raios e coriscos…

20 Comments:

Blogger brain-mixer said...

Nunca li os livros e nem estou muito interessado. Os filmes vi-os por curiosidade de cultura geral (porque já chegou a esse ponto) e não me entusiasmaram por aí além... Agora se vai sair o 4º e faltarão mais 3, não é comigo, deixo-os arrecadar os milhões e vejo-os em DVD quando não tiver mais nada que fazer. Está dito!

11:57 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

O espirito é esse... já está tudo crescidinho...

12:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quando fui ver o 1º filme do Harry Potter, ainda não sabia nada do enredo. Surpreendeu-me! Fiquei com vontade de acompanhar a estória e decidi ir ver o 2º filme.
Quando soube que no 3º eipsódio entrava o meu actor favorito - Gary Oldman; fiquei ainda com mais vontade de ir ver o filme.
Para o 4º filme, parece mesmo que fizeram uma vaquinha e convidaram alguns dos melhores actores britanicos: Gary Oldman, Ralph Fiennes, Miranda Richardson, Alan Rickman, entre outros; actores esses que não se vendem a qualquer merda de argumento, nem tão pouco precisam de esmolas.
Obviamente, a sofia não sabe do que está a falar, porque viu apenas um filme e não conhece os livros. Quanto a estes, parabéns, srª Rowling. Demonstra uma sensibilidade ímpar na forma como retrata as interacções entre jovens e adolescentes, sejam eles de uma escola secundária comum ou de uma escola de magia de renome. O texto é realista, a conversa entre as pessoas é acessível, sem perder tempo com eloquências exageradas, porque ninguém fala assim no dia a dia.
Aquelas pessoas que não sabem do que estão a falar, escusam de comentar, ainda por cima quando é para fazer juízos de valor. Se não gostas, pior para ti.
Mas não deixes de ir ver este 4º capítulo do HP; pode ser que tenhas sorte e desta vez haja uma corda na sala...

Ricardo

2:28 da tarde  
Blogger Coutinho77 said...

Concordando que o primeiro filme da série foi o mais fraco, até mesmo pela imposição do argumento, eu devo dizer que mesmo assim gostei. o 2º foi melhor e o 3º melhor ainda, muito mais negro e com uma história fenomenal.
~Este 4º pela lógica vai surpreender todos, todos menos aqueles que já entram de nariz torcido no cinema por irem ver a história do jovem mágico e os seus amigos...
Abraço!

3:10 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Ricardo: Tb partilho do mesmo entusiasmo para com Harry Potter e além do excelente realizador Newell o elenco é fabuloso.
Bem... Ralph Fiennes como Voldemort será fenomenal, ele é extraordinário a representar.

Mas tb não é necessário vetar comentários depreciativos. Todo o tipo de crítica deverá ser aceite, desde que seja construtiva. Sei que ela não fundamentou bem o que criticou, mas acredito que a Sofia estaria na brincadeira, por isso tb lhe respondi em tom de amena cavaqueira...

3:11 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Marisa: Sem dúvida. Partilhamos o mesmo sentimento acerca das aventuras do pequeno feiticeiro.
Rowling conseguiu ir preparando e acompanhando de forma excelsa a evolução etária e mental dos miúdos ao longo dos episódios. Grande salva de palmas para a famigerada escritora.

Benvinda e Cumprimentos.

3:23 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Coutinho: Gostei muito da boa realização de Alfonso Cuarón (responsável por "Y tu mamá también" e pelo futuro "Life of Pi", cujo argumento pertence a... M. Night Shyamalan) no último "Harry Potter and the Prisoner of Azkaban".

Agora com Newell a adaptar a tremenda e obscura história de "Goblet of Fire", as expectativas são enormes... espero não sair desiludido...

Abraço!

3:28 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Francisco, não estou a vetar ninguem. A Sofia deu um comentário jocoso e foi apenas no mesmo tom que eu fiz o meu comentário. Como é que tu disseste? Em tom de amena cavaqueira.
No entanto, repudia-me ler comentários de pessoas que rotulam de merda aquilo de que não gostam. Se nao gostam, é problema deles. Dizem apenas que não gostam. Não digam - "que porcaria".
Juízos de valor, isso é criançice. Que pena que algumas pessoas nunca amadureçam mentalmente.

4:36 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Ricardo, nesse caso estou em plena sintonia contigo. Também me repudiam certas atitudes (infundadas, por vezes), mas lá está... não poderei fazer juízos de valor... apenas brincar...

Abraço!

5:29 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Peço desculpa Miguel, mas a magia ainda se encontra lá... e de que maneira. Mais a ponte criada para a obscuridade que se avizinha foi excelentemente executada pela escritora e Cuarón.

Mas respeito a tua opinião, obviamente.

Abraço!

7:24 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu estou a par do Coutinho77, esperava um pouco mais de sumo no universo do harry potter com o primeiro filme, mas mesmo assim gostei do q vi, o segundo foi mais do mesmo (talvez um pouco, melhor), o terceiro com a mudança de realizador veio alterar as coisas, felizmente para melhor, pelo menos para mim, não conheço os livros, mas estou curioso em relação ao quarto filme.

9:03 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Já regressaste dessas férias?
Abraço membio!

11:41 da tarde  
Blogger Mussolini said...

Tenho acompanhado os filmes e, apesar de não serem nada por aí além, cumprem o seu objectivo. Gostei particularmente do 'Prisioneiro de Azkhaban'.

E como pode alguem dizer que muita gente não conhecia o LOTR antes dos filmes, quando é o livro de ficção mais vendido de sempre e um fenómeno de culto da sua época, que passou de geração em geração? Quem não conhecia éramos nós, jovens, (eu pelo menos), que não vivemos na época.
Isto é como ter a Romana e a Madonna na mesma frase...

1:21 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Brilhante intervenção Peter.

2:00 da tarde  
Blogger Mussolini said...

Thanks... quando mexem com o meu 'precious' não aguento e...

2:26 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

no comment... LOL

2:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Também estou ansioso por este filme :D!

Cumps. cinéfilos

4:13 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

É assim mesmo.

5:58 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tá quase, quase francisco mendes, aliás segunda já começa o trabalho, mas tb temos de ficar em casa uns quantos dias ehehehe!!! deu para dar uma vista de olhos pelos blogues do pessoal :) Fica bem!!!

11:29 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Ok, então... ainda nem saí do trabalhinho :\

Hasta!

12:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter