sábado, junho 25, 2005

Quais as Sete Artes?

Sendo o Cinema a Sétima Arte, quem nunca se questionou sobre as restantes seis?
Efectuar esta pergunta a alguém associado à área artística, representa enveredar num emaranhado de respostas pouco hegemónicas. Apesar da dificuldade em obter uma resposta satisfatória, um dado é autêntico: o cinema é apelidado de Sétima Arte, pois antes do seu nascimento eram reconhecidas seis artes. Mas quais?

Dos quatro pilares nos quais assenta a cultura humana (Arte, Mística, Filosofia e Ciência), a Arte é muito provavelmente a mais antiga a ser regularmente praticada pela Humanidade. A constatação é verificada entre os animais, quer nos seus cânticos ou inclusive nas peculiares pinturas feitas pelos primatas.

As matérias leccionadas nas escolas medievais eram representadas pelas chamadas Artes Liberais, decompostas em Trívio (Gramática, Retórica e Dialéctica) e Quatrívio (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música). Juntas formavam as Sete Artes Liberais. Como é possível constatar, as Artes da Idade Média nada têm a ver com as Sete Artes do Século XX.

As Sete Artes são consideradas a Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Teatro e o Cinema. Não existe uma hierarquia basilar (apenas o cinema ocupa uma posição conhecida, a Sétima), no entanto cada pessoa pode tentar ordená-las. Para mim a Música é a primeira, pois até no mundo animal ela é executada desde os primórdios. A Dança é praticamente indissociável da Música, logo virá em segundo. Após o aparecimento do Homo Sapiens, como as formas de expressão eram maioritariamente tácteis surgiu a Pintura e a Escultura. Na quinta e sexta posições teremos a Literatura e o Teatro, respectivamente. A Sétima Arte é o Cinema. Olvidar a ordenação das Artes gerou uma estranha e até absurda constatação. A oitava e a nona Artes são respectivamente, a Fotografia e a Banda Desenhada. Como poderá a Fotografia estar após o Cinema, se o Cinema surgiu por curiosidade para dar movimento às fotografias? Será que a ordem não deverá ser cronológica? Será um simples desmazelo da Humanidade, ignorar a disposição das suas Artes?



Aprecio todas as formas de Arte, no entanto o cinema é a minha predilecta – sendo uma Arte jovem, com pouco mais de 100 anos. O cinematógrafo foi inventado pelos irmãos Lumière para dar movimento às coisas paradas. A base realista do Cinema era assim criada. Depois surgiu George Méliès e em função da sua grande imaginação a Sétima Arte tomou um novo rumo, ganhou uma perspectiva ambiciosa. Ele forneceu a base fantasista, sendo o primeiro inventor de ficções cinematográficas. A sua ideia era transformar os sonhos das pessoas em imagens animadas na grande tela. Para completar as três fundamentais fases do Cinema veio Max Linder, que iniciou o cómico. Linder é considerado a primeira Personagem-Carácter do cinema. Charles Chaplin chamou-o várias vezes de Mestre, confessando que foram as películas de Linder que o levaram a fazer os seus próprios filmes. Linder confessou mais tarde de uma forma modesta que foi ele quem aprendeu realmente com Chaplin.

Um bom número de pseudo-intelectuais da tanga afirma que o Cinema em particular e a Arte em geral são tudo aquilo que não possui valor prático. Pois então o que será prático? Vivermos completamente alienados por materialismos absurdos, quais seres néscios olvidando a genuína consistência existencial? A Arte toca-nos a todos pois somos entidades emocionais. A Arte é uma forma de expressar emoções supra pessoalmente. Quem nunca apreciou um determinado filme ou música? Quem nunca contemplou ou viveu um momento sublime e foi atiçado pela vontade de imortalizá-lo?

O pintor espanhol Pablo Picasso expressava que “a Arte varre da Alma o pó do quotidiano”. O Cinema como forma de Arte tem a excepcional capacidade para nos entreter, divertir e distrair da desenfreada Humanidade zombie que se encaminha para o vazio espiritual. Ingressamos numa sala escura, e somos inebriados por todas aquelas imagens e sons, universos quiméricos, mágicos. Aí a verdadeira imagem artística surge dentro de cada um, ela dialoga todo o tempo com o nosso inconsciente. A Arte enriquece espiritualmente. A Arte é a representação do belo, tem a virtuosidade para atingir a alma do espectador, expondo suas paixões, frustrações, desejos, inquietações. Murmura os seus segredos mais íntimos numa linguagem que só ele compreende.

53 Comments:

Blogger Carlos M. Reis said...

Interessante.

Estamos sempre a aprender :)

Bom post katateh!

10:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Excelente artogo!!! Dos melhores que tenho lido ultimamente na blogosfera! bOM TRABALHO!

11:01 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As 7 artes por ordem de gosto:

1 - Cinema
2 - Música
3 - Literatura
4 - Pintura
5 - Teatro
6 - Dança
7 - Escultura

11:03 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Thanks Knoxville and André! ;)

11:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Allô Joia!!! ;)
Tal como tinha prometido, aqui estou!!!
Bem, tu de facto estás de parabens, grande post, és um poeta!!! :)
Um Grande Abraço!!!
Bom Trabalho!!!

1:24 da tarde  
Blogger Mussolini said...

Curioso, há dias estava a interrogar-me sobre qual a 'ordem' das artes e o porquê do cinema ser a sétima. Thanks for clearing that up. Um texto bastante pertinente.

Abraço.

1:25 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Mr. Reis: pah és o maior! eheh Nem acredito que fizeste uma visita ao meu cantinho da net. Muito Obrigado e um Grande Abraço Mano Reyes ;)

Pedro: Ainda bem que esclareci algumas dúvidas. É mt bom saber que apreciam o que fazemos. Abraço Pedro e mt obrigado pelas constantes visitas.

1:46 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este é um dos posts mais interessantes dos muitos q já li na blogosfera. Verdadeiramente esclarecedor. É realmente uma questão que muita gente coloca e eu própria já tinha feito alguma investigação sobre o tema. As minhas preferências são sempre muito difíceis de ordenar. Primeiro a Literatura, depois o Cinema, depois a Música. Do quarto lugar para a frente, não tenho ordem certa.

3:28 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Ainda bem que não fui confuso e o texto foi esclarecedor... era esse o objectivo.

7:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já aprendi qualquer coisa :). Grande artigo. Parabéns.

Cumprimentos.

4:14 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Tkx s0lo ;)

7:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Excelente artigo, belas observações. Que pena é tanta gente ver a Arte como mero entretenimento e abominar a humanização da matéria e a materialização da alma...

Be well

12:57 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado. É mais do que simples pena... para mim é deplorável.

Hasta!

9:11 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Achei fantástico o post. Intitulei o meu de Blog Sétima Arte justamente pra elogiar aquela que, em meu imaginário, foi sempre a primeira. A mim, então, o termo Sétima Arte sempre me pareceu algo deslocado, à margem - por isso, me perguntava: Mas ela é tratada assim como algo marginal, aquilo que existe independente das interpéries? Apaixonei-me pela obra de Antonioni, Manoel de Oliveira e por muitos diretores brasileiros, desde os meus 13 anos. Gostei do teu blog.

8:47 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado pela visita Marcos, és benvindo.

8:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pois é.
É por causa destes artigos que por vezes quero desistir de escrever na blogosfera.

Eu realmente não tenho talento nenhum...
Comparado contigo.

Grande artigo, digno de uma revista "Time".

Um abraço e continua..

11:43 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Agradeço-te imenso o elogio. É imensamente gratificante quando agradamos a outrém.
Abraço!

9:32 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda em relação às artes...

Acabei de descobrir que a BD é a 9ª arte.

Nesse caso qual é a oitava
???
Eu já soube mas agora não me lembro..

3:36 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Mau, mau... então Pedro? Eu tenho a resposta escrita no comentário! ;)

A Oitava Arte é considerada a Fotografia.

4:17 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bem o artigo extá fantaxtiko..... li e axei-o interexantiximo..... e ixo ate me pode ajudar num trabalho k eu tenhu sobre ax artex ..... exta mexmo expectacular..... eu xei k voce n m konhexe max nos adolexcentes tamox xempre a aprender nem k seja kom documentarios na net!!!! ixo merece uma noa nota.....parabenx....

2:39 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Ainda bem que o artigo te pode ser útil. Mas cuidado... menciona-me se o utilizares, caso contrário desencadeio sobre ti um semelhante processo jurídico... :P

Obrigado pela visita e pelos elogios!

3:46 da tarde  
Blogger Carlos Antunes said...

O artigo até pode ser bom mas demonstra uma profunda ignorância.
Quais são as outras 6?
Bem, considerando que a Banda Desenhada é a nona e que ainda há a considerar algumas outras, como a Gastronomia, parece-me que o artigo é mau.

De resto, até tenho gostado do que escreves, mas este artigo...

4:31 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Quais são as outras 6???? Ou não sabes ler, ou então brincas comigo, certo?

Ora tenta ler o artigo novamente... e quando apelidares alguém de ignorante, examina as tuas atitudes e acima de tudo: as tuas palavras.

Quando intentares ofender ou menosprezar alguém, utiliza argumentos plausíveis.

Obrigado pela visita.

10:05 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Fico feliz pelo artigo te ter agradado.

9:23 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Muito agradecido pelas amáveis palavras.

Abraço!

9:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu, fiz-me amante das setes artes desde os 7 anos de idade e hoje, nesse ano de 2007 encontrei uma das artes que pode ser agregada ao tal grupo, de forma única, plena e inusitada: refiro-me a esse artigo! Parabéns!

12:24 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Muito obrigado, mas não é caso para tanto :)

1:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aprendi um pouco diferente na faculdade... Arquitetura seria uma das 7 artes!! ´já a dança eu reparei que nao foi mensionado na sala de aula!

2:57 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Cada qual poderá efectuar a sua própria lista.

8:08 da manhã  
Blogger Elena said...

Encontrei o que estava procurando.
Aprendi muito.
Obrigada

12:37 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Ainda bem :)

8:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

interessante, contexto muito didá tico enriquecido de cultura.

10:46 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado!

8:18 da manhã  
Blogger cata said...

Estava quase a dormir e surgiu-me a questão de quais seriam as 6 artes ( sendo que me lembrava de maior parte delas incluindo o cinema como a sétima ) .

Fiz uma breve pesquisa no google e apareceu este magnifico post.

Parabéns, bom trabalho!

12:39 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Fico feliz por ter agradado.

Obrigado!

11:26 da manhã  
Blogger Reinaldo Sampaio said...

putz, esse post é de 2005! eu incrivelmente estou em 2009, mais precisamente em maio, 20.
e esse trabalho foi importante para concluir mum trabalho acadêmico que estava fazendo sobre cinema. um grande abraço

4:54 da manhã  
Blogger Ernani H. Marques Jr. said...

Excelente artigo! É uma pena no nosso país as artes serem muito pouco apreciadas, mesmo fazendo parte de um lado fundamental do ser-humano, que é o emocional.
Gostei muito do artigo, parabéns.

10:57 da tarde  
Blogger Unknown said...

Muito interessante :D
sempre quis saber quais eram as outras artes ..

2:38 da tarde  
Blogger Pedro Seles said...

Realmente, muito bom o artigo
procurava algo com conteudo para satisfazer
minha curiosidade e achei
Parabens escreves muito bem
aprendi muito

3:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sem sombra de dúvidas...
tá claro e bem dito... alem de beber das tuas dicas, é bastante agradável ler o teu rico texto...

aRmadu from Mozambique Maputo

10:18 da manhã  
Blogger Storyteller said...

A primeira arte é sem duvida a escrita, e sem duvida que a dominas muito bem :)

texto perfeito

*

9:16 da tarde  
Blogger Raphael Camisão said...

Obrigado. Isso me ajudou na minha postagem "Literatura e Heavy Metal", do blog Planetaheavymetal.

2:03 da manhã  
Anonymous SOCORRO said...

Gostei muito de ler esse texto me fez refletir sobre a ordem e concordo que a primeira seja a música e depois a dança,pois elas se completam,as outras virão depois delas maravilhoso. Parabens pelo texto.
abraços

5:31 da tarde  
Anonymous Andrea said...

Gostei muito de seu texto. Estava pensando, mesmo que a fotografia tenha surgido antes do cinema, talvez seja considerada a oitava arte porque só foi usada como forma arte mais tarde. No começo era usada somente como registro.

1:13 da manhã  
Blogger Alberto Santos Moreira Junior said...

Parabéns!! Incrível abordagem, nas minhas discussões sempre dizia que sem as artes o homem se resume às necessidades fisiológicas, ou seja, fica reduzido ao "homem bicho". No seu texto isto está perfeitamente claro!! Com relação à fotografia, acredito que esta sim seria a sétima arte, enquanto que o cinema seria a oitava.

7:14 da tarde  
Blogger Anderson de Lima said...

O cinema é considerado a sétima arte pelo fato de unir as dimensões espaciais (das três primeiras) com as temporais (das três últimas).

11:40 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Artigo interessante, por abordar a questão básica da boa arte. Que o é o seu reflexo dialético.

3:35 da tarde  
Blogger Arthur said...

Fico meu perguntando onde fica a Arquitetura nessa classificação?
O artigo é muito bom, porém questiono essa "lista" de autoria desconhecida, muito provavelmente ele tem uma visão bem fanática sobre arte e deixa de fora a emblemática Arquitetura para colocar as formas de arte mais novas.

Um fato é: não existem apenas 7 artes, pelo contrário, existam muitas, várias!

3:32 da manhã  
Anonymous adao augusto said...

Começo acreditar que se existe um projecto e porque tem um projectista. isto leva-me a crer que tudo partiu do principio, deus fez o mundo em 7 dias contando com o descanco.que maravilha...existem 7 artes curiosamente a primeira e a ultima estão ligada ou seja alfa omega.o som e a imagem reflectem a ilusão humanidade.

3:16 da tarde  
Blogger Osvaldo Aires Bade said...

Porquê o Cinema é considerado a 7a. Arte?

Não sei exatamente porque o Cinema é considerado a 7a. Arte. Mas arrisco a entender que ele obtém esta classificação porque foi, cronologicamente, o último, dentre as demais Artes, a ser "inventado" ou eu diria, descoberto (Viva os irmãos Lumière!). Porém, acredito, que não existe uma hierarquia formal entre as 7 Artes.

Sou apreciadora de todas as Artes, mas para mim, particularmente, o Cinema é a 1a. Arte, pois ele é a minha grande paixão. Sou capaz de assitir 3,4,5... (bons) fimes seguidamente, sem esboçar o menor cansaço, tamanho é o meu amor pelo Cinema. Se puder vê-los em boa companhia, o espetáculo fica ainda mais completo.

Abraço e sucesso a todos nós.

Olimpia Pinheiro
Consultora Executiva
(91)8164-1073
CRA-PA/AP 3698
CRECI-PA/AP 6312
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com
cinegocioseimoveis@gmail.com

5:26 da tarde  
Blogger Elder Moroski said...

" A arte varre da alma o pó do cotidiano".Expressa o valor e a importância da arte pra quem realmente à aprecia.

4:09 da tarde  
Anonymous Mari said...

É impressionante como voce conseguiu falar tão bem da arte e do cinema e como lembrou dos detalhes mais interessanteas da sétima art,e como as obras George Méliès que poucos sabem serem inspiradas em sonhos que acabaram com a guerra quando ele mesmo disse que depois di homem ver tnta realidade já nem ligava mas para os sonhas,ainda bem que ele estava enganado.PARABENS

3:01 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Uaaaaau adorei o texto, sinceramente estava procurando as sete artes apenas para um trabalho escolar e acabei me interessando, até que depois de ler esse, eu já procurei em outros sites para ver a opinião das pessoas!! Está de parabéns pelo belo texto!! Obrigada <3

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter