segunda-feira, maio 16, 2005

Prefácio

O dramaturgo William Shakespeare proferia que «o objectivo da Arte é dar forma à vida». O brilhante poeta Edgar Allan Poe proclamava que «a Arte é a reprodução do que os Sentidos apreendem da Natureza, filtrado através da Alma». O pintor espanhol Pablo Picasso expressava que «a Arte varre da Alma o pó do quotidiano». Durante a minha vida calcorreei trilhos que convergiam para a contemplação de diversas formas de Arte. É através da Arte que conseguimos flutuar bem acima da nossa consistência física e alcançar admiráveis pontos de vista existenciais. Perspectivas essas que se encontram ocultas aos nossos sentidos, graças ao torpor gerado pelo quotidiano do nosso sórdido globo. Adoro pintura, deslumbro-me com fotografia, absorvo literatura, flutuo com música e venero Cinema. Graças ao Cinema não perecemos contemplando um mundo singular (o nosso), mas divagámos por múltiplos e diversos mundos de talentosos artistas. No auge dos filmes de ficção científica, os críticos falavam de Sense of Wonder. Uma superior Obra-Prima perdura graças ao vórtice que escancara diante de nossos olhos, atordoando e sugando deleitosamente os nossos sentidos. Nós não vemos personagens directamente nos olhos, nós vemos através dos seus olhos. Aqui, neste recanto, estabeleço o meu repositório de paixões cinéfilas. Aqui, estabeleço uma das minhas alas terapêuticas. Por TI. Para TI!

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Benvindo ao mundinho dos bloggers, espero que este seja o 1º passo de muitos deles (: Conta já com uma leitora assídua aqui do teu espaçozinho. Um beijo grande, Fica bem o/

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Obrigado pelo apoio. Fico mt feliz pelas tuas visitas assíduas. Um beijo grande.

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

mas que prefácio!

3:52 da tarde  
Blogger Mussolini said...

Francisco, em nome de Port Moresby, pergunto-me, com que enciclopédia cruzaste os teus cereais do pequeno almoço?? Que texto riquíssimo.

1:15 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

André e Pedro: Obrigado pelos elogios e pelas vossas constantes visitas. Muito Obrigado!

1:33 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter