segunda-feira, setembro 12, 2005

Top 5: Animação

Sou um profundo admirador do Cinema de Animação. Foi o género que me introduziu ao vasto mundo cinematográfico, durante a minha infância e como tal decidi lançar um repto aos visitantes do “Pasmos Filtrados”: Qual o vosso Top 5 do Cinema de Animação?
Custou muito deixar algumas relíquias de fora, tais como: “Sen to Chihiro no kamikakushi”, “The Lion King”, “Fantasia”, "Alice in Wonderland", “The Iron Giant”, “Nausicaä”, “The Incredibles”, “Kôkaku kidôtai”, “Finding Nemo”, “Akira”, "Hotaru no haka", “Tonari no Totoro”, “Toy Story 2”, “Shrek” (1 e 2). De referir ainda que este Top pode sofrer alterações ainda este ano, aquando das estreias de “Corpse Bride” de Tim Burton e de “Hauru no ugoku shiro” de Hayao Miyasaki. Após uma ponderada reflexão, aqui fica o meu Top 5 de Animação:


5

“Bambi”, de David Hand (1942)

4

“Toy Story”, de John Lasseter (1995)

3

“Mononoke-hime”, de Hayao Miyasaki (1997)

2

“Pinocchio”, de Hamilton Luske e Ben Sharpsteen (1940)

1

“The Nightmare Before Christmas”, de Tim Burton (realizado por Henry Selick em 1993)

28 Comments:

Blogger brain-mixer said...

Este top está equilibrado, mas tenho muita pena minha por não incluíres entre os 5 primeiros as obras-primas que são Iron Giant e Akira. Eu sei que os referiste mas são daqueles que nunca se esquecem...

Para a próxima alarga o top para 10! Eh eh

8:25 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

:)
Adoro essas Obras-Primas, mas os Tops (claro está) são pessoais... e no meu englobei as minhas Divinas Oras-Primas.

P.S.: Limitar as preferências em 5 posições já foi bem complicado... :D

8:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho que o 'Toy Story' e 'Finding Nemo' são simplesmente os melhores filmes de animação de sempre.. isto em 3-d claro, porque 'o Rei Leão', nem falo.. LOL

10:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Gostei imenso do blog, principalmente do artigo do filme sobre o exorcismo em data a estrear. Adoro descobrir um filme que quero ver.

10:55 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

André: São exemplos de grandes Obras.

b: Benvindo. Fico feliz por teres apreciado. Aparece sempre que desejares. Cumps.

11:35 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Top muito bom, Francisco. Eu acho que, assim de repente, fazia um do género:
1. "Finding Nemo"
2. "The Lion King"
3. "Snow White and the 7 Dwarfs"
4. "The Nightmare Before Xmas"
5. "Sen to Chihiro no kamikakushi"

Abraço!

1:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto muito de "Fantasia" e "Alice no Pais das Maravilhas". Em junho, publiquei 50 resenhas de todos os filmes da Disney. Deixo o link aqui para vc!

2:09 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

migueL: O teu também é um belo Top. Abraço!

marfil: "Alice in Wonderland" é um filme excelente! Obrigado!

4:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

eu também gostei mt mt da Alice no país das maravilhas!! :>

7:33 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

LOL
Isso sei eu, grande maluca!! ;)

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Essa 'Alice..' não é cá do meu género.. LOL

See ya! ;)

7:41 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Mas é do meu... :D

8:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há pouco esqueci-me de incluir no meu Top o "The Prince of Egypt". Das obras que mais me marcaram na infância. Há muitas outras que guardo as vhs cá em casa, mas infelizmente já ninguém vê vhs, e já nem sequer tenho vídeo. Obras que me marcaram na infância poderiam ser, nesta altura do campeonato, desilusões profundas para mim. Enfim, mas de uma coisa tenho a certeza: a animação é das melhores formas de fazer cinema.
Abraço!

8:57 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Grande top 5 francisco! :)
Não gosto muito de fazer "tops" mas se o tivesse, Shrek e Lion King estariam incluídos. Contudo para mim o número 1 é sem dúvida a Pequena Sereia pelo simples facto de ter sido o primeiro filme que fui ver ao cinema! :)
Um abraço!

11:33 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

cá vai o meu:

1: Princess Mononoke
2: Ghost in the Shell
3: O Rei Leão
4: Les Triplettes de Belleville
5: Grave of the Fireflies (Hotaru no haka)

11:43 da tarde  
Blogger Coutinho77 said...

Os tops são injustos até para nós que nos obrigam a escolher uns em deterimento de outros, mas sem dúvida o teu é um belo top, que deixa falar muito sobre ti!
O meu penso que será este:
5- Toy Story 1
4- Aladdin
3- A bela e o monstro
2- Finding Nemo
1- Sen to Chihiro no kamikakushi (Para mim o mais belo filme de animação)
Abraço!

1:26 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

migueL: Por acaso "The Prince of Egypt" não me tocou muito...
Abraço!

André Carita: Também foi dos primeiros filmes que vi :) mas não o retive durante muito tempo.
Abraço!

membio: "Hotaru no Haka" é muito bom. Belo Top!

Coutinho: Excelente top. Sem dúvida... "Sen to Chihiro no kamikakushi" é de uma beleza arrebatadora.
Abraço!

8:12 da manhã  
Blogger brain-mixer said...

Ah e o "South Park - The Movie" não tem por aí um lugarzinho??
LOL :P

1:44 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

LOL
Gosto imenso da série... :P

1:56 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Miguel Galrinho: Que outro poderia ser? :) É um dos filmes da minha vida.

Lost in Space: Belo top pessoal. Mas toca a ver Miyasaki e Burton! Ainda para mais, este ano ambos lançam "Hauru no ugoku shiro" e "Corpse Bride", respectivamente.

7:29 da tarde  
Blogger Sara said...

Chamem-me romantica ou vulgar mas o meu filme de animação favorito é: Beauty and the Beast... :)

Seguido por Iron Giant.

7:38 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Sabes... "Beauty and the Beast" não me atingiu tanto. "Iron Giant" é soberbo!

8:03 da tarde  
Blogger Sunday Morning said...

my top 5
5-Grave of Fireflies by
Isao Takahata
4-Tokyo Godfathers by Satoshi Kon
3-Castle in the Sky by Hayao Miyazaki
2-Tim Burton's The Nightmare Before Christmas
1-Spirited Away by Hayao Miyazaki

5:17 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Sem dúvida um belo top.

8:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com todas as escolhas deste belo e equilibrado top. Apenas penso que cinco é imensamente limitativo. Por mim ainda «encaixava» a "Branca de Neve e os Sete Anões", "La Planète Sauvage", "Heavy Metal" (o primeiro, claro), "Fritz the Cat", "A Viagem de Chihiro" e "Nausicaa of the Valley of the Winds" e mais alguns outros com que não vou agora maçar os leitores deste espaço.

Mas tal como o caro Francisco refere, tops são escolhas pessoais e a cada um cada filme terá tocado de forma diferente. É essa a beleza sublime que se evola da Grande Arte que é o Cinema.

1:24 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Bela menção do filme de René Laloux. É uma excelente obra animada de Ficção Científica, com alusões profundas da condição Humana.
Muito bom Top.

9:43 da manhã  
Blogger Unknown said...

so falto a ''bela e a fera'' e ''rei leao''

10:11 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Faltam esses e muitos mais...

8:44 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter