quinta-feira, agosto 02, 2007

El Topo



A espera foi longa, mas depois de mestres contemporâneos como David Lynch, David Cronenberg e os irmãos Coen terem reafirmado a poderosa influência de Alejandro Jodorowsky na sua obra, a Anchor Bay decidiu lançar em Maio passado o DVD de “El Topo”. Realizado e protagonizado pelo próprio Jodorowsky em 1970, “El Topo” é uma espécie de Western alegórico, onde seres estranhos se cruzam num ambiente que subverte todas as regras de Tempo e Espaço. O misterioso pistoleiro El Topo e o seu pequeno filho peregrinam pelo deserto tentando esquecer o passado. Pelo caminho, deparam-se com estranhas adversidades, presenciando o resultado devastador de um massacre, encontrando maníacos sexuais, enfrentando mestres cujas fraquezas simbolizam o comportamento humano e sendo idolatrados por um clã de pessoas aleijadas e disformes. Nesta impetuosa região surrealista de Alejandro Jodorowsky, a colisão de elementos avant-garde, com simbolismo latino, radicalismo europeu e noções pintalgadas de Western gerou um fascinante objecto de culto. A fusão multi-cultural de cifras enigmáticas conferiu-lhe um estatuto intemporal que irá certamente despertar e revolver a consciência do cinéfilo mais atento, levando-o a reflectir sobre as repercussões que esta obscura e desconhecida pérola da Sétima Arte teve em muitas das suas obras de eleição.

2 Comments:

Blogger Mafalda Azevedo said...

Hello!

Recomendo que não percas os documentários Midnight Movies: From The Margin To The Mainstream e The American Nightmare que vão passar no MOTELx. Ficarás a saber muitas coisas interessantes sobre gente como o Jodorowsky!

Até lá.

10:11 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Este homem cobre tantas áreas que se torna um fascínio descobri-lo aos poucos. Neste momento ando fixado com as duas técnicas terapêuticas que concebeu: a psicomagia e a psicogenealogia, que revolucionaram a psicoterapia em vários países.

11:35 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter