sábado, maio 06, 2006

Corrente de Solidariedade



O meu caro colega da Blogosfera, Rui Pedro Matos, solicitou a minha adesão numa corrente de solidariedade com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), ou se preferirem a sigla original: UNHCR. E quem sou eu para quebrar uma corrente de solidariedade tão digna? Aqui fica publicado o meu humilde contributo.
Um refugiado é definido como sendo uma pessoa que teve de abandonar o seu país devido a um receio fundado de perseguição em virtude da sua raça, religião, nacionalidade, opinião política ou pertença a um determinado grupo social, não podendo ou não querendo regressar. O ACNUR ajuda os refugiados de todo o planeta e foi criado em 1951 pela Assembleia-geral das Nações Unidas.

Uma vez que este recanto é dedicado ao Cinema, não poderia deixar de mencionar um filme que lida com a problemática dos refugiados. Poderia facilmente falar sobre o sublime “Schindler’s List” ou sobre o surpreendente “Hotel Rwanda”, entre outros, mas a minha peculiar recordação remonta ao ano de 1942. “Casablanca”, realizado por Michael Curtiz, exibe as adversidades da guerra, evidenciando a situação dos refugiados que tentavam obter o visto para a América durante a 2ª Guerra Mundial. Evoco a cena decorrida num café, onde os refugiados franceses ao cantarem A Marselhesa, abafam os militares alemães que entoavam com vigor Deutschland über Alles. Sublime!

Blogs que poderão colocar mais um elo nesta corrente:

- Take a Break;
- Contracampo;
- Gonn1000;
- House of Blue Leaves;
- Spoiler.

5 Comments:

Blogger RPM said...

obrigado AMIGO Francisco.

abraço grande de amizade Solidário...

bom sábado

RPM

10:16 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Bom Sábado.
Abraço!

12:35 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Obrigado pelo acrescentar simbólico de um novo elo.

9:43 da manhã  
Blogger gonn1000 said...

Vou dar continuidade, sim :)

1:38 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Aí está um belo gesto.

7:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter