sábado, janeiro 07, 2006

Top 5: Posters lançados em 2005

5.
“Lady in the Water”, de M. Night Shyamalan


Com uma axiomática aura de encanto, a imagem evidencia as pegadas místicas da personagem interpretada por Bryce Dallas Howard. Após o lançamento de um dos melhores teaser trailers de sempre, a próxima obra de Shyamalan projectou um deslumbrante poster.

4.
“Maria Full of Grace”, de Joshua Marston


Polémico, controverso, blasfémia… apelidem-no como desejarem. Pessoalmente, prefiro o termo: Sublime. Se para muitos a religião é o ópio do povo, para a personagem de Catalina Moreno, a droga é a sua religião. Transportá-la é o seu ofício, a sua desesperada dependência na desesperada luta pela sobrevivência. Admirável poster, para uma das soberbas surpresas do ano cinematográfico de 2005.

3.
“V for Vendetta”, de James McTeigue


É facilmente um dos melhores trabalhos artísticos do ano de 2005 na área de publicidade cinematográfica. Com um expressionismo que remonta para os cartazes pré-2ª Guerra Mundial, a imagem mescla estilo, sofisticação, história e uma robusta camada política. Suplanta a mera propaganda, resultando numa primorosa composição artística.

2.
“Munich”, de Steven Spielberg


As cortinas foram descerradas e uma ténue luz foi vertida sobre a opacidade que envolvia este projecto de Spielberg. Flutua um dominador poder reflectivo pelo cartaz, adjuvado pela infernal tensão manifestada na presença simbólica da arma. O negrume cerca o espírito acabrunhado, banhado por uma luz olímpica, divina. Imponente!

1.
“A History of Violence”, de David Cronenberg


Este é o meu poster de eleição para o ano de 2005. Incrível como uma singela imagem encerra tamanha tensão. Nuvens obscuras pairam sobre a personagem de Viggo Mortensen, pressagiando uma intempérie que intima a dissolução do seu pacífico quotidiano familiar. Magnífica inserção da arma, funcionando como real prenúncio ameaçador e ocultando a “outra face” da personagem interpretada por Mortensen. Exímio!

9 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Não consigo exprimir muito bem por palavras o que estes posters me fazem sentir, mas o de "Lady in the Water" deixa-me profundamente deslumbrado. Distante dos restante é certo, mas muito belo e tocante.

Abraço!

12:59 da tarde  
Blogger Carlos M. Reis said...

Não gosto do poster de Munich, não da ideia mas da falta de pormenor do mesmo. Poderia ser um homem, sentado numa cadeira junto a uma janela mais com mais detalhe. Assim está, digamos, muito "vago"

Acho que o substituia com o do Bruce Willis a apontar uma arma para alguém no chão, em Sin City a dizer "Que bela maneira de terminar uma amizade"

Um abraço Katateh!

1:53 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

André Batista: Sem dúvida. Mas a escolha deve-se à bela concepção de ambos.
Cumprimentos.

Mário Lopes: Obrigado pela visita e pelo comentário, caro amigo.
Abraço!

Knoxville: O poster evoca de uma certa forma a escultura "O Pensador" de Auguste Rodin. Incutindo a arma, o cartaz é imprimido com uma simbólica e subtil tensão. Adoro-o bastante, mas também aprecio a tua sugestão.
Abraço!

6:55 da tarde  
Blogger Pedro_Ginja said...

Como vejo que gostas de posters de cinema, quero que continues a visitar o meu site. O concurso de melhor do ano continua a funcionar. mas apenas para filmes estreados em 2005 por isso alguns desses excelentes posters estão de fora.

O Maria Full of Grace destes é o meu preferido...
Grande, em todos os sentidos. E depois de ver o filme ainda faz mais sentido.

11:47 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

"Maria Full of Grace" é um dos filmes do ano.

Quanto ao teu blog, conta com a minha visita diária obrigatória. É um excelente espaço, bastante competente e interessante.

12:49 da tarde  
Blogger brain-mixer said...

Estou finalmente de regresso, mas tenho de me adaptar a este novo ano! Quanto aos posters, dá uma olhadela a este muito bom site:

http://www.impawards.com/2005/index.html
(anualmente fazem TOP's de posters, em diversas categorias. É um site obrigátório na minha zona)

12:37 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Lost in Space: Tinham programado estreá-lo em Dezembro, mas como sempre lá sucederam os adiamentos da praxe. Ainda não existe uma data específica para Portugal... :(

Brain-Mixer: Benvindo Edgar. Aqui fica a sugestão, muito obrigado!

12:54 da tarde  
Blogger Dora said...

concordo com o 1º!

Linkei-te na minha página, espero que não te importes. É que o teu blog tem muita qualidade e eu gosto bastante.

3:48 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Muito obrigado pelas amáveis palavras.

9:13 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter