quarta-feira, novembro 23, 2005

"The Birds" - o remake? Mas PORQUÊ?!

Os produtores da prequela para “Texas Chainsaw Massacre” (Andrew Form e Brad Fuller), revelaram à Now Playing Magazine o desenvolvimento do remake de “The Birds”, o Clássico de 1963 de Alfred Hitchcock.

O número de remakes dos filmes que adornam a obra de Hitchock é exorbitante. Existem alguns remakes a ter em consideração, mas todos empalidecem quando comparados à obra original. Senão vejamos alguns exemplos das reproduções: “The Man Who Knew Too Much” de 1934 sofreu um update topo de gama em 1956, pois quem dirigiu o filme foi o próprio Hitchcock. “Dial M for Murder” de 1954 sofreu em 1998 um segundo remake de Andrew Davis com uma magnífica interpretação sinistra de Michael Douglas. De salutar igualmente, encontra-se o remake televisivo de “Rear Window”, ofertando a Christopher Reeve o seu primeiro papel principal após o acidente que o paralizou. Depois destas belas homenagens, aparece o remake de Gus Van Sant para Psycho, em 1998. Bastante lúcido afirmou que não pretendia ultrapassar o mestre, sendo o filme uma cópia plano a plano do original. Escusado será dizer que a película não acrescentou algo valorável à sua reputação. Por fim teremos “The Lodger” (o filme mais reproduzido de Hitchcock); “Rebecca”, “Shadow of a Doubt” e “The 39 Steps” com dois remakes e até “The Lady Vanishes” com um.

A falta de originalidade pelas bandas de Hollywood encoleriza-me incomensuravelmente. Sendo Alfred Hitchcock o Mestre do seu género, para quê efectuar o remake de uma obra do seu excelso repertório? Será que existem responsáveis pela Sétima Arte relacionados a expressão «suicídio profissional»?

14 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Quando fizerem um remake de Kubrick no meu tempo de existencial... esse alguém irá ser corroído lentamente num alguidar de ácido sulfúrico, perante as minhas gargalhadas dementes...

11:08 da manhã  
Blogger Carlos M. Reis said...

€'s... neste caso $$$!

1:01 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Isso sei eu... mas quem lidera estes casos acaba sempre por lesar a carreira... E bem dissecada esta situação, verifica-se claramente que estes casos já não geram grandes lucros... Principalmente na era em que privilegiam divX e outros formatos que transformam um filme em algo tão desbotado como um quadro de Van Gogh demolhado em soda caústica líquida.

É tudo uma questão de respeito por entidades que enobreceram a Sétima Arte.

1:10 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

...e que tal um remake de "2001: A Space Odissey", "Alien" ou "E.T."... só de ouvir até deixa arrepios... espero que não se lembrem prá aí destas coisas :)

5:00 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Isso seria de bradar aos céus...

5:36 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Hollywood está mesmo em grande crise (e não estou a falar da pirataria, mas sim de falta de ideias!) : só produz biopics, super-produções de pouca qualidade, remakes e sequelas - sendo a maioria deles fracassos. É triste, mas é verdade. Cumps

8:00 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

migueL: Lá diria Tarantino que a pirataria tem as suas vantagens... e lá que tem alguns benefícios, tem...
Abraço!

André Batista: Anda bastante decadente.
Cumprimentos.

8:43 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Basta dizer uma coisa, todos os grandes realizadores não necessitam de fazer remakes.

Quem tem ideias por si e quer fazer filmes originais por si?
Não são muitos...
O SHyamalan é um dos actuais que escreve e realiza todos os seus filmes, assim como P.T.Anderson e mais uns quantos selectos.

Até já o Spielberg fez remakes!!! (War of the Worlds, hello).
Fiquei um pouco desiludido mas ao menos pôs o seu cunho pessoal. Não é tanto a destruição da humanidade mas a história de uma família.

Só acredito no remake se fôr para dar uma sensibilidade pessoal do realizador. Agora fazer uma cópia chapada dos planos e vender gato por lebre. Isso não admito.

Isto no futuro vai acontecer a Spielberg, Scorcese, Eastwood e outros clássicos.
Deixem os homens morrer e vão ver.
Acreditem que vai...

Só espero não estar cá para ver ou até espero pois isto aponta aí para 2020 hehehe.

Ps: The Birds, o remake por Uwe Boll, isso sim seria uma bela visão hehehehe

12:42 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Ligar Uwe Boll a "The Birds", mesmo a brincar provoca cá uma dor!!

10:13 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Falta de ideias = remakes :|...

Abraços

1:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Refilmagem de 'Os pássaros'? Nem pensar! (Embora os melhores filmes de Hitch, ao meu ver, sejam 'Janela indiscreta', 'Um corpo que cai' e 'O homem errado'.) Um abraço.

8:39 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

s0lo:Pois... :\
Abraço!

Anónimo: É difícil eleger um filme da excelsa Obra de Hitchcock, mas prefiro "Psycho" acima de todos.
Abraço!

10:51 da tarde  
Blogger Spaceboy said...

Vi há pouco tempo o "the birds» do grande Hitchcock e o facto de alguém ter a ousadia de fazer frente ao mestre já é condenável...

11:20 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Spaceboy: Acredita... é um ultraje!

Lost in Space: É algo revoltante... para mim...

6:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter