terça-feira, março 13, 2007

Excelente notícia



A premiada curta-metragem de animação de Regina Pessoa, “História Trágica com Final Feliz”, estreia nos cinemas nacionais no próximo dia 22, sendo exibida com o filme “Il Caimano”, de Nanni Moretti (outra excelente notícia). Em Junho, esta curta-metragem ganhou o Grande Prémio do Festival de Annecy, o mais importante certame de animação do mundo, e recebeu até agora 39 distinções como no SICAF (Coreia do Sul) e no Mecal (Barcelona), além de quatro prémios do Cinanima.

Durante 7 minutos e 46 segundos, seguimos uma menina que não é igual às outras pessoas. O traço que a difere (um coração que por bater demasiado depressa, faz muito barulho) não só incomoda a comunidade à qual pertence, como se traduz num profundo sofrimento individual. A comunidade reage à diferença com intolerância e a menina reage com o isolamento. Com o decorrer do tempo, a comunidade acaba por se habituar insensivelmente à presença da diferença, distanciando-a, mas também integrando-a na voragem do seu quotidiano. “História Trágica com Final Feliz” é a segunda curta da trilogia (sobre os medos) iniciada com “A Noite” e que vai continuar com “Kali, o Pequeno Vampiro”, o próximo projecto de Regina Pessoa.

7 Comments:

Blogger Daniel Pereira said...

Grande filme, grande notícia. Fiquei mesmo feliz.

1:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Já tinha lido a notícia e também me alegrou. A curiosidade quanto aos dois filmes é muita, esperemos que não venha a sofrer os adiamentos da praxe a estrear...

3:40 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Daniel: Satisfação a dobrar.

Helena: Não creio que "Il Caimano" sofra mais adiamentos... caso contrário, estabelece um novo record... :)

4:53 da tarde  
Blogger Nuno said...

Duas excelentes notícias, en effet!

9:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Ainda bem. Fico bastante contente. Perdi a oportunidade de ver este filme no Fantas. Já não fazia ideia de perder "Il Caimano", sendo assim, não o irei perder por nada.

Cumps.

4:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sempre dá para justificar a ida a "Il Caimano", já que o filme do Moretti não é grande coisa.

8:22 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Nuno: Todos de acordo.

Nelson: A curta da Regina já visionei. Falta o novo do Moretti.

Cumprimentos.

Gonçalo: Ainda não o vi.

9:26 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter