60º Festival de Cannes
Numa ruptura com a tradição, um determinado número de filmes a ser exibido na 60ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes ainda não teve estreia mundial e, jamais estará disponível para lançamento. Os filmes em questão serão curtas-metragens de 2/3 minutos e farão parte das comemorações do 60º aniversário do festival. As 30 curtas estarão a cargo de nomes como Wong Kar-wai, Hou Hsiao-hsien, Gus Van Sant, Tsai Ming-liang, Theo Angelopoulos, Ken Loach, Michael Cimino, Wim Wenders, Lars von Trier, Amos Gitai, Abbas Kiarostami, Chen Kaige, o nosso Manoel de Oliveira e ainda estão por confirmar cineastas como David Lynch, Quentin Tarantino, os irmãos Coen, Emir Kusturica, Nanni Moretti e os irmãos Dardenne. Stephen Frears será o presidente do júri e o festival decorrerá entre os dias 16 e 27 de Maio.
9 Comments:
olá amigo!
que engraçada a iniciativa....então deve ser 30 realizadores x 2 minutos = 60 minutos = 60º edição!
pronto! junta-se tudo e temos um filme de 60 minutos, não???
abraço grande
RPM
Um tema para discussão: Óscares versus Cannes? Qual deles é a maior celebração do cinema, a grande festa universal dos filmes?
Acho que Hollywood é menos universalista e mais americanizada, mas os seus filmes têm mais impacto que os de Cannes. O realizador Takeshi Kitano, várias vezes premiado em Cannes, disse mesmo que o óscar é o único prémio do mundo que pode ter uma influência decisiva na carreira de um cineasta
Rui: Ora aí está uma belíssima equação, com bastante sentido.
Abraço!
Flávio: Pessoalmente, questões sobre qual a maior celebração do Cinema são indiferentes. Acima de tudo desejo que o Cinema seja o cerne destes eventos e quando encaro um festival a minha atenção recai na qualidade (ou falta dela) dos filmes em si. Tudo o que gravita em seu torno, tenha mais ou menos brilho, mais ou menos luxo, é-me completamente indiferente. Não ligo a Festas Universais, apenas desejo ser arrebatado filme após filme. As minhas celebrações são individuais.
Carpetes vermelhas e influências de galardões não representam o meu conceito de Cinema.
O Cimino a filmar de novo! Isso sim é notícia (mesmo que seja uma curta metragem)
Flávio, os dois eventos não têm nada a ver... Cannes é um festival, os Oscar uma simples cerimónia de uma noite. Não se compara.
E que belos 60 minutos :D
Hugo: Uma agradável Boa-Nova.
Nuno: Plenamente de acordo.
produção: A questão é: como aceder a estas relíquias?
Francisco, Produção sou eu mesmo.. é o problema do google/blogger.
Em relação a ver estas "coisinhas", é esperar que a internet faça uns milagres :D já que pelo mercado cinematográfico não vejo grandes milagres.
Cumps
Se caísse uma edição em DVD do céu, já me dava por satisfeito. Mas é pouco provável.
Cumprimentos!
Enviar um comentário
<< Home