terça-feira, agosto 23, 2005

O prestígio de Nolan



“The Exec” foi anunciado em tempos como o próximo projecto do realizador Christopher Nolan (“Memento”, Insomnia”, “Batman Begins”), mas parece que os esforços do realizador inglês se encontram direccionados para a adaptação cinematográfica do livro “The Prestige” de Christopher Priest.

Na Convenção Mundial de Ficção Científica (Worldcon) realizada em Glasgow, o escritor inglês Christopher Priest foi convidado de honra e deixou escapar uma entusiasmante revelação. Ele mencionou que Christopher Nolan e o seu irmão Jonathan Nolan (cujo empenho deveria estar voltado para “The Exec”) estavam interessados em adaptar para o Grande Ecrã “The Prestige”. Priest teve acesso a uma cópia do avançado argumento de Jonathan Nolan e considerou extraordinário, brilhante e fascinante o que leu.
O livro “The Prestige” foi publicado em 1995 e venceu (entre outros) o “World Fantasy Award” e o britânico “James Tait Black Memorial Prize”. O romance é sobre dois feiticeiros rivais do século 19. Rupert Angier e Alfred Borden são inicialmente rivais e depois tornam-se amargos inimigos. A tentativa inicial de captura dos segredos mútuos deteriora-se num ódio obsessivo. O desenvolvimento das personagens é profundo, a ambiência rica, a escrita magnífica, a tensão palpável e a história é original apesar de evocar clássicos temas. O final é algo abrupto, mas tal sentimento advém (em parte) do prazer provocado pela leitura. O filme movimenta-se entre os limites do terror, fantasia e ficção científica, numa tapeçaria de magia, mistério e puzzles psicológicos.
“The Prestige” (não confundir com o petroleiro que derramou várias toneladas de fuel-óleo na costa da Galiza em 2002) representará a próxima colaboração do clã Nolan (Christopher e Jonathan), depois do genial “Memento”.

12 Comments:

Blogger brain-mixer said...

Uau! O que é que será que vai sair daqui??

8:39 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

O livro é muito bom.
Não sei o que sairá daqui, mas estou muito curioso.

8:46 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não conheço o livro, mas no entanto vou estar atento.

Cumps. cinéfilos

11:24 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

É um excelente livro, aconselho vivamente.

Cumps.

11:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Se for tão genial como Memento já é bem vindo.:-P
Força com isso Nolan, que nós gostamos bem dos teus filmes!

Abraço!

11:28 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Mandem vir... Nolans. :)

Abraço!

11:50 da manhã  
Blogger Mussolini said...

Sounds very interesting... A história é sem dúvida alguma cativante.

11:51 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

A história é muito cativante e interessante! No final desejamos continuar a ler.

11:56 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

venha o próximo! :) Nolan já me convenceu!!!

3:04 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Resta saber qual: "The Prestige" ou "The Exec".

3:09 da tarde  
Blogger Coutinho77 said...

Hum... Muito interessante. Os filmes de nolan (até ver) são todos de qualidade superior. Leste o livro francisco? Merece mesmo uma adaptação?
Abraço!

3:47 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Coutinho, não só li como reli e adorei o livro. É bastante envolvente e muito bem escrito. Christopher Priest, aprovou o rascunho que leu. E quem melhor que ele para defender o estatuto e honra do seu livro.

Quanto a mim, bem... o facto de conter bons puzzles psicológicos, movimentando-se em sinuosos trilhos de terror e mistério, com personagens ricas envolvidas num belo clima de tensão, apelam claramente pelo génio de Nolan. Merece claramente uma adaptação, mas espero que os irmãos Nolan se apliquem com o seu melhor engenho.

4:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter