quinta-feira, maio 19, 2005

Hauru No Ugoku Shiro



Hauru No Ugoku Shiro (aka Howl’s Moving Castle) é a mais recente pérola de Hayao Miyazaki.

Miyazaki é um dos melhores realizadores de animação japoneses (desenhando, escrevendo e realizando a maioria de seus filmes), mesclando elementos de fantasia, humanismo e alguns temas ecológicos. Os argumentos alegóricos e entretidos, a ternura das personagens e a animação de tirar o fôlego elevaram o seu reconhecimento pela crítica internacional, além do culto gerado em seu torno pela população nipónica. Com o compromisso da Disney em apresentar os seus filmes ao resto do mundo, mais pessoas terão a possibilidade de apreciar a enorme categoria dos trabalhos que ele ofereceu aos espectadores de cinema.

Hayao Miyazaki cedo atraiu atenções pela sua incrível capacidade para desenhar e pela sua interminável torrente de ideias cinematográficas.
Das suas mais famosas e fantásticas criações encontram-se a série de TV “Mirai Shônen Conan” (aka “Conan, o rapaz do futuro”), e os filmes “Nausicaä”, “Tenko No Shiro Rapyuta”, “Tonari No Totoro”, “Majo No Takkyûbin”, “Mononoke-Hime” (aka “Princesa Mononoke”) e o genial “Sen To Chihiro No Kamikakushi” (aka “A Viagem de Chihiro”).
Em 2001, com o lançamento de “A Viagem de Chihiro”, arrebatou definitivamente a crítica internacional alcançando vários galardões para “Melhor Filme”, como o prestigiante Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de “Melhor Filme Animado” na 75ª edição da Academia.

O último filme de Miyazaki é “Hauru No Ugoku Shiro”, baseado no romance de Diana Wynne Jones. O filme foi aclamado no festival de Veneza em 2004, mas só estreia este ano no nosso país a 13 de Outubro.
O excelso autor transporta as audiências para um novo mundo de fantasia, celebrando o poder de remodelação do amor, e o arrojo do espírito humano perante a adversidade.
Sofî, uma rapariga adolescente que trabalha na loja de chapéus de sua mãe, é enfeitiçada por uma malvada bruxa, que a transforma numa velhinha. Envergonhada pela sua recente aparência, foge para as colinas onde deambula um misterioso castelo. Consta-se que tal castelo pertence a um belo e jovem feiticeiro chamado Hauru (Howl é o seu nome na dobragem americana a cargo da Disney), que acarreta uma má reputação.
Ela embarca no castelo e torna-se amiga de Calcifer (um demónio do fogo) que está encarregue de fornecer energia ao castelo, pois efectuou um contrato com Hauru. Calcifer apercebe-se do feitiço de Sofî e propõe libertá-la do encantamento se ela o ajudar a libertar-se de Hauru.
Entretanto Hauru também consegue distinguir o feitiço de Sofî e apaixona-se pelo que ela representa, e não pelo que ela aparenta.
Personagens extraordinárias, imagens inventivas e arte pictórica deslumbrante fazem desta nova Obra-Prima de Miyazaki uma inesquecível experiência cinematográfica.

Para acederem ao trailer cliquem aqui.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter