quarta-feira, maio 18, 2005

V For Vendetta



O novo projecto dos Wachowski Brothers (Andy e Larry) já tem nome: “V for Vendetta”.
Foi desapontante para mim, verificar um declive acentuado na carreira desta talentosa dupla aquando do lançamento de “Matrix Reloaded” e “Matrix Revolutions”. “The Matrix” era um filme suficientemente sólido para subsistir sem sequelas e quanto a mim desmistificaram o universo “Matrix”, que haviam genialmente criado no primordial filme. No entanto considero que houve um excessivo, escusado e injusto menosprezo gerado em volta dos irmãos.
Em 1996 revelavam o seu engenho (escrevendo e realizando) com o hábil thriller “Bound”. Em 1999 voltaram com “The Matrix” e numa era em que os argumentos (especialmente do género sci-fi) se tornam mais ignorantes e obtusos, recorrendo a espalhafatosos efeitos especiais como manobra de diversão para encobrir o débil conteúdo, os irmãos Wachowski provam com “The Matrix” que o estilo e a substância não necessitam de exclusividade e podem formar uma simbiose consistente e admirável.

Mas falemos então do novo projecto “V For Vendetta”. Andy e Larry serão argumentistas e produtores e o realizador será James McTeigue.
McTeigue estreia-se na realização com esta película, mas o seu currículo contém nobres participações secundárias. Senão vejamos: foi segundo assistente de realização no filme “Dark City” (1998), foi primeiro assistente de realização na trilogia “Matrix”, e foi igualmente primeiro assistente de realização no “Star Wars, Episode II: Attack Of The Clones” e no filme que estreia esta semana “Star Wars, Episode III: Revenge Of The Sith”.

Em Novembro de 2004, o filme foi anunciado. “V For Vendetta” é a adaptação cinematográfica de um romance gráfico de Alan Moore (“The Watchmen”, “Swamp Thing”, “From Hell”) ilustrado por David Lloyd. Originalmente anunciado para 2007, a data de lançamento foi antecipada para o presente ano. O filme iniciou as filmagens em Berlim, no dia 7 de Março de 2005.
Hugo Weaving substituiu James Purefoy no papel de “V”. Purefoy abandonou o filme (segundo a agência Reuters) por razões indeterminadas. Hugo Weaving é sobejamente conhecido pelos seus anteriores papéis como Mr. Smith na trilogia “The Matrix” e como Elrond em “The Lord Of The Rings”. Para o papel de Evey Hammond foi contratada Natalie Portman, conhecida pelos seus papéis como Padme Amidala na trilogia de prequelas de “Star Wars”, Alice no cativante “Closer” e Taffy Dale em “Mars Attacks!”.

Originalmente adquirido em 1988 pela DC Comics como uma série de 10 partes, “V For Vendetta” é elogiado pela sua visão e eloquência e Alan Moore (seu escritor) é considerado um dos melhores autores de Banda Desenhada.
“V For Vendetta” é uma poderosa fábula sobre perda de liberdade e individualidade. Numa história em que a Alemanha ganhou a Guerra, numa batalha que alterou a face do planeta e a Inglaterra se tornou um estado fascista, num mundo sem liberdade política e individual, surge uma misteriosa personagem com uma branca máscara de porcelana, que luta a opressão política com terrorismo e actos aparentemente absurdos (nesta forma de oposição encontra-se a profunda ironia da obra). Tal figura é conhecida como “V” (Hugo Weaving). Durante a sua luta contra a tirania, ele salva Evey (Natalie Portman), uma rapariga que se tornará sua aliada na peleja contra a corrupta e cruel sociedade. Evey tentará desmascarar a verdade do enigmático passado de “V” e encontrará respostas sobre si própria.
“V For Vendetta” é um conto sobre as obscuras linhas ideológicas entre o Bem e o Mal.
O filme tem data de lançamento para Novembro deste ano.

0 Comments:

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter