quinta-feira, junho 30, 2005

Estreias da semana

O meu destaque nas estreias desta semana vai para “Donnie Darko: The Director’s Cut”. Esta é uma excepcional oportunidade para contemplar na grande tela um dos melhores e mais originais filmes dos últimos anos (isto se o filme vos passou despercebido na altura). O fenómeno de culto estreado em 2001 foi aclamado pela crítica e pelo público. Agora surge a versão do realizador com cenas inéditas, efeitos especiais melhorados e novas músicas. Não deixem escapar a oportunidade de experimentar numa sala de cinema esta Obra-Prima contemporânea. Sábado deixarei no blog a minha crítica ao filme original, mencionando as adições da versão do realizador.



DONNIE DARKO: THE DIRECTOR’S CUT
Donnie Darko: A Versão do Realizador

Com: Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Mary McDonnell, Drew Barrymore e Patrick Swayze
2004 - 133 minutos - Ficção Científica/Drama
Realização: Richard Kelly

Sinopse: Donnie Darko é um jovem esquizofrénico paranóico que teme as mensagens do dia do Juízo Final, proferidas por um coelho gigante. O que parece absurdo de início é na realidade uma misteriosa e encantadora viagem pela mente atormentada de um adolescente, isto é, até o conceito da viagem no tempo transformar para sempre a sua percepção da vida e o destino das pessoas que o rodeiam.
"Donnie Darko" tornou-se num dos filmes de maior culto e dos mais discutidos nos últimos anos, aclamado pela crítica e pelo público, com a sua fusão de ficção científica com uma visão original dos subúrbios modernos à beira do medo e do desastre. "Donnie Darko: A Versão do Realizador" contém 20 minutos de cenas inéditas, efeitos especiais melhorados e novas músicas.




MADAGASCAR
Madagáscar
Com vozes de: Ben Stiller, Chris Rock, David Schwimmer, Jada Pinkett Smith e Sacha Baron Cohen (V. Original) e Pedro Laginha, Rui Oliveira, Bruno Nogueira, Leonor Alcácer, Miguel Góis, Tiago Dores, José Diogo Quintela, Marco de Almeida, Ricardo Araújo Pereira (V. Portuguesa)
2005 - 86 minutos - Animação/Comédia/Família/Aventura
Realização: Eric Darnell e Tom McGrath

Sinopse: No Central Park Zoo de New York, o leão Alex (Bem Stiller), a zebra Marty (Chris Rock), a girafa Melman (David Schwimmer) e o hipopótamo fêmea Gloria (Jada Pinkett Smith) são autênticas estrelas e grandes amigos. Marty anda deprimido pela vida em cativeiro e sonha correr livre na selva. Quando a oportunidade surge, a zebra abandona a sua jaula e os seus amigos tentam demovê-lo, perseguindo-o por Manhattan. Os animais são capturados e após serem considerados demasiado perigosos são deportados para África. No caminho, o barco é tomado por Pinguins que actuam como uma elite de comandos e anseiam alcançar Antárctica, e o quarteto de amigos nado e criado em cativeiro é abandonado no reino selvagem de Madagáscar liderado pelo jocoso rei lémure Julien XIII (Sacha Baron Cohen, aka Ali G).
Dos criadores de Shrek e O Gang dos Tubarões, esta é uma irreverente e divertidíssima animação dos estúdios PDI / Dreamworks.




RETURN TO SENDER
Na Linha da Morte
Com:
Connie Nielsen, Kelly Preston e Aidan Quinn
2004 - 103 minutos - Drama/Thriller
Realização: Bille August

Sinopse: Charlotte Cory (Connie Nielson) é uma jovem mulher condenada à morte, que apenas conta com o apoio de Frank Nitzche (Aidan Quinn), uma amizade criada por correspondência, e da sua advogada (Kelly Preston), que desesperadamente tenta apelar do veredicto de Charlotte.
A 10 dias do cumprimento da sentença, Frank apercebe-se que está apaixonado e descobre algo mais para além das trágicas circunstâncias que levaram Charlotte à prisão – a vida dela está agora nas suas mãos.




L' EMPIRE DES LOUPS
O Império dos Lobos

Com: Jean Reno, Arly Jover, Jocelyn Quivrin e Laura Morante
2005 - 128 minutos - Acção/Drama/Thriller
Realização: Chris Nahon

Sinopse: Anna Heymes (Arly Jover) é casada com um alto funcionário do Ministério do Interior. Há mais de um mês que sofre de alucinações terríveis e de crises de amnésia, ao ponto de já não reconhecer o próprio marido e de duvidar da sua honestidade.
Um filme realizado por Chris Nahon, adaptado do formidável livro de Jean-Christophe Grangé com o mesmo título.




REINAS
Rainhas
Com:
Marisa Paredes, Cármen Maura, Verónica Forqué, Mercedes Sampietro, Lluis Homar e António Resines
2005 - 107 minutos - Comédia/Romance
Realização: Manuel Gómez Pereira

Sinopse: O primeiro casamento Gay de sempre irá ter lugar em Espanha: Na realidade será uma cerimónia múltipla, onde as famílias dos "noivos" estarão todas presentes.
Desta trama fazem ainda parte um polícia, um ladrão, um cão abandonado, um homem vestido de tenista, uma mulher de roupão, um cozinheiro apaixonado, um enfarte, uma queda, um tiro acidental, um desmaio, uma despedida de solteiro, a rainha da noite … e isto é só o princípio.




IN MY COUNTRY
Um Amor em África
Com:
Samuel L. Jackson, Juliette Binoche, Brendan Gleeson e Menzi Ngubane
2004 - 100 minutos - Drama
Realização: John Boorman

Sinopse: Realizado pelo veterano John Boorman, “Um Amor em África” adapta o best-seller de Antjie Krog sobre o poder do amor, da verdade e da reconciliação num momento determinante do pós-Apartheid.

14 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Francisco. Vão ver o "Donnie Darko" (eu ainda não vi, vou aproveitar agora) porque já tive a oportunidade de ver o Madagascar e fiquei desiludido (análise no meu blog).

Cumps. cinéfilos

11:11 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

s0lo: cumps!

André: Vai ver! ;)

11:43 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Boas Renato! ;)
"Donnie Darko" é uma Obra Prima! A versão do realizador acrescenta imagens inéditas o tema de abertura predilecto de Richard Kelly, entre outros pormenores.

Em relação a "Madagascar"... bem passei um momento extremamente relaxante e divertido. Foi bom para descomprimir! :)

4:10 da tarde  
Blogger gonn1000 said...

Yup, Donnie Darko rules!

5:30 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

E de que maneira... :)
Andei com este filme a assolar a minha mente por uma semana inteira. Qd descobri e dei um nó em todas as pontas soltas, fiquei a adorar ainda mais o filme! É dos meus preferidos e a cada nova visualização sobe ainda mais na minha consideração!

É brutal, perturbador, estonteante, cativante... GENIAL!!!!

5:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Donnie Darko foi um daqueles filmes que não sabia praticamente nada na altura que saíu. Experimentei naquela de ir ver, maiores de 18 e tal, terror/ficção e um poster esquesito. Havia algum burburinho na net e tal, fui ver um bocado às escuras. Genial! Para mim foi um dos melhores de 2001.

6:25 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Sem sombra de dúvida!

7:14 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Inda não provei o donnie:( Quanto ao In My Country espero que a "minha" binoche saiba o k está a fazer. Se calhar até sabe.

cumps()

7:20 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

Prova o Donnie, Turat... ker dizer... salve seja... ;)

7:29 da tarde  
Blogger MPB said...

DONNIE DARKO a 1º ministro. :)

Sou fan incondicional do 1º, embora admita que algumas cenas me pareciam a mais, ou melhor faltava-lhes alguma ligaçao. Espero que Richard Kelly, tenha reparado esses problemas.

cumps

7:36 da tarde  
Blogger Mussolini said...

Estou com imensa curiosidade para ver o 'Madagascar'. e também ouvi falar muito bem de 'Donnie Darko'. Nice selection. :)

11:02 da tarde  
Blogger Francisco Mendes said...

ne-to: Donnie Darko a Ministro da Defesa!! :)
Hasta!

Pedro: "Madagascar" é pa rir uma beca, nada mais. "Donnie Darko" é para seres arrebatado! :)

7:53 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Nice Blog about diamond jewelry. I also have a Blog/Website about diamond jewelry which is why I enjoyed this blog so much. Keep up the excellent work! Check out my site if you have a moment.

5:59 da tarde  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

5:53 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

Site Meter