Cinemateca apresenta: Hitchcock
A Cinemateca Portuguesa exibe hoje dois filmes do mestre Alfred Hitchcock, inseridos no ciclo “Jóias no Cinema: Maldições e Condões”.
Pelas 19h será exibido “Family Plot” (aka “Intriga em Família”), datado de 1976. Este é o derradeiro Hitchcock, embora o cineasta não o tenha encarado assim e tivesse, no futuro, tentado montar outros projectos. Filme de fina ironia, é como outros filmes finais de Hitchcock algo subestimado. Revê-lo é perceber que toda a perversidade de Hitchcock se encontra em pleno, num filme que, aliás, tem tudo para ser um dos mais enigmáticos da sua obra.
Pelas 22h é projectado “Under Capricorn” (aka “Sob o Signo de Capricórnio”), de 1949. Trata-se de um dos filmes mais discutidos de Hitchcock, que nele leva a cabo outra notável experiência no uso do plano-sequência que fizera em “The Rope”, e que aqui tem uma aplicação na genial sequência da confissão de Ingrid Bergman, num grande plano que dura quase 10 minutos. É uma admirável história de amor, de culpa e redenção, fotografada com mão de mestre por Jack Cardiff.
Esta é uma excepcional oportunidade concedida aos lisboetas, para enriquecerem (de sobremaneira) a sua cultura cinéfila. Os bilhetes têm o preço único de 2,5 euros.
7 Comments:
É barato e dá...cultura :P!
Cumps. cinéfilos
s0lo: cá no norte temos de nos contentar e vangloriar com o Fantas. Abraço.
André: Hitchcock é um dos três realizadores que coabitam no meu "All-time favourite". Até agora...
Top 3: Spielberg, Hitchcock, Kubrick (qualquer ordem).
Na linha imediatamente a seguir: Tarantino, Burton, Fincher.
Seems interesting. Pena não ter mais tempo...
Abraço!
Grande abraço Pedro, bom olhos vejam os teus comentários! :)
Hasta!
Olá Pessoal!
Visitem o meu blog que se chama "Eu hitchcockiano me confesso". Serão bem vindos! É bom partilhar a cinefilia com outras pessoas. Ou neste caso específico, o hitchcockianismo... (www.varregoso.blogspot.com)
Aqui fica depositado e aceite o convite. Belo gosto o teu.
Cumprimentos.
Enviar um comentário
<< Home