Top 5: Posters lançados em 2005
“Lady in the Water”, de M. Night Shyamalan
Com uma axiomática aura de encanto, a imagem evidencia as pegadas místicas da personagem interpretada por Bryce Dallas Howard. Após o lançamento de um dos melhores teaser trailers de sempre, a próxima obra de Shyamalan projectou um deslumbrante poster.
4.
“Maria Full of Grace”, de Joshua Marston
Polémico, controverso, blasfémia… apelidem-no como desejarem. Pessoalmente, prefiro o termo: Sublime. Se para muitos a religião é o ópio do povo, para a personagem de Catalina Moreno, a droga é a sua religião. Transportá-la é o seu ofício, a sua desesperada dependência na desesperada luta pela sobrevivência. Admirável poster, para uma das soberbas surpresas do ano cinematográfico de 2005.
3.
“V for Vendetta”, de James McTeigue
É facilmente um dos melhores trabalhos artísticos do ano de 2005 na área de publicidade cinematográfica. Com um expressionismo que remonta para os cartazes pré-2ª Guerra Mundial, a imagem mescla estilo, sofisticação, história e uma robusta camada política. Suplanta a mera propaganda, resultando numa primorosa composição artística.
2.
“Munich”, de Steven Spielberg
As cortinas foram descerradas e uma ténue luz foi vertida sobre a opacidade que envolvia este projecto de Spielberg. Flutua um dominador poder reflectivo pelo cartaz, adjuvado pela infernal tensão manifestada na presença simbólica da arma. O negrume cerca o espírito acabrunhado, banhado por uma luz olímpica, divina. Imponente!
1.
“A History of Violence”, de David Cronenberg
Este é o meu poster de eleição para o ano de 2005. Incrível como uma singela imagem encerra tamanha tensão. Nuvens obscuras pairam sobre a personagem de Viggo Mortensen, pressagiando uma intempérie que intima a dissolução do seu pacífico quotidiano familiar. Magnífica inserção da arma, funcionando como real prenúncio ameaçador e ocultando a “outra face” da personagem interpretada por Mortensen. Exímio!
9 Comments:
Não consigo exprimir muito bem por palavras o que estes posters me fazem sentir, mas o de "Lady in the Water" deixa-me profundamente deslumbrado. Distante dos restante é certo, mas muito belo e tocante.
Abraço!
Não gosto do poster de Munich, não da ideia mas da falta de pormenor do mesmo. Poderia ser um homem, sentado numa cadeira junto a uma janela mais com mais detalhe. Assim está, digamos, muito "vago"
Acho que o substituia com o do Bruce Willis a apontar uma arma para alguém no chão, em Sin City a dizer "Que bela maneira de terminar uma amizade"
Um abraço Katateh!
André Batista: Sem dúvida. Mas a escolha deve-se à bela concepção de ambos.
Cumprimentos.
Mário Lopes: Obrigado pela visita e pelo comentário, caro amigo.
Abraço!
Knoxville: O poster evoca de uma certa forma a escultura "O Pensador" de Auguste Rodin. Incutindo a arma, o cartaz é imprimido com uma simbólica e subtil tensão. Adoro-o bastante, mas também aprecio a tua sugestão.
Abraço!
Como vejo que gostas de posters de cinema, quero que continues a visitar o meu site. O concurso de melhor do ano continua a funcionar. mas apenas para filmes estreados em 2005 por isso alguns desses excelentes posters estão de fora.
O Maria Full of Grace destes é o meu preferido...
Grande, em todos os sentidos. E depois de ver o filme ainda faz mais sentido.
"Maria Full of Grace" é um dos filmes do ano.
Quanto ao teu blog, conta com a minha visita diária obrigatória. É um excelente espaço, bastante competente e interessante.
Estou finalmente de regresso, mas tenho de me adaptar a este novo ano! Quanto aos posters, dá uma olhadela a este muito bom site:
http://www.impawards.com/2005/index.html
(anualmente fazem TOP's de posters, em diversas categorias. É um site obrigátório na minha zona)
Lost in Space: Tinham programado estreá-lo em Dezembro, mas como sempre lá sucederam os adiamentos da praxe. Ainda não existe uma data específica para Portugal... :(
Brain-Mixer: Benvindo Edgar. Aqui fica a sugestão, muito obrigado!
concordo com o 1º!
Linkei-te na minha página, espero que não te importes. É que o teu blog tem muita qualidade e eu gosto bastante.
Muito obrigado pelas amáveis palavras.
Enviar um comentário
<< Home