Hoje pelas 23h15m a RTP1 exibirá “Close Encounters Of The Third Kind” de Steven Spielberg (aka “Encontros Imediatos do Terceiro Grau”) de 1977.
Trata-se de uma Obra-Prima que não significa apenas excepcional ficção-científica, significa igualmente excepcional arte. Foi o filme que Spielberg apresentou após o excelso “Jaws” de 1975.
Ao visionar “Close Encounters” somos reduzidos à percepção de uma criança e arrebatados pela poderosa visão que nos apresentam. A imagem fascina, aterra e consome o espectador com o desejo de desvendar o segredo, da mesma forma que as personagens são atormentadas.
O filme teve oito nomeações para os Oscares e venceu um (Melhor Fotografia). Hoje em dia o filme permanece deslumbrante. A história é fresca e envolvente, os efeitos especiais são tão notáveis como qualquer proeza CGI, e a música exibe John Williams numa das suas Obras-Primas.
Não fossem os intervalos de 10 minutos e até dava uma olhadela pela primeira vez neste filme. Ficará para outra altura!
ResponderEliminarKnoxville (Matateh :P)
Não é propriamente horário nobre, não senhor...
ResponderEliminarOs portadores da edição especial em DVD não necessitam de prestar vassalagem aos horários da RTP... como eu... :P
É sempre bom rever a obra de Spielberg.
ResponderEliminarE há algo pior que os 325,145 intervalos da tvi?
lol
ResponderEliminarBem verdade!!
Desculpa, mas não partilho a mesma excitação. Gostei de ver o filme, mas desiludiu-me um pouco. Não é dos meus filmes preferidos de Spielberg, nem da década de 70, nem de sci-fi. Se o comparar ao 2001 ou Metropolis, Planet of Apes ou Alien, filmes de ficção-científica de cabeceira, falta-lhe muito.
ResponderEliminarDe qualquer forma foi boa a sugestão.
Tiago Teixeira (aka cinemaddicted)
Opiniões...
ResponderEliminarQt a mim "Close Encounters..." supera amplamente "Metropolis", "Alien" e "Planet of the Apes", apesar de serem boas películas.
É dos poucos filme que suplanta o próprio género cinematográfico, e permanece fresco após tantos anos.
E obrigado Tiago por teres mencionado "Metropolis", e não falo no "2001" pois adoro a obra do Kubrick.
ResponderEliminar"Metropolis" de Fritz Lang é um filme que muita gente desconhece (infelizmente!), mas é realmente um marco no cinema sci-fi... realizado em 1926!
Surreal, metafórico, com uma tremenda audácia conceptual.
"Metropolis" e "Close Encounters Of the Third Kind" (cada um à sua maneira) não são filme de cabeceira... são filmes de Altar.
Abraço Tiago e óptimas observações.
Era meia-noite e ainda não tinha começado! Lá fui eu estudar!
ResponderEliminarViva a RTP!
Uma Obra Prima!
ResponderEliminarKnoxville: LOL a sério? Xissa!!! (=
ResponderEliminarDavid Santos: mas há dúvidas?! ;)
giro, hein? LOL
ResponderEliminar